quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Caixa Geral de Depósitos

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi criada em Abril de 1876, no reinado de D. Luís.
A CGD foi inicialmente administrada pela Junta do Crédito Público, o seu primeiro administrador Luís Miranda Pereira de Menezes entre 1876 e 1878. A sua organização foi influenciada por instituições estrangeiras idênticas, como a Caisse des Dépôts et Consignations francesa, fundada em 1816, e a Caisse Générale d'Épargne et de Retraite belga, criada em 1865.




A sua finalidade era essencialmente a recolha dos depósitos estando também autorizada a receber depósitos voluntários, bem como a restituí-los a pedido dos seus depositantes. Em 1885, os fundos da Caixa Económica Portuguesa passam a ser geridos juntamente com os da Caixa Geral de Depósitos e assim se processou a fusão de facto das duas instituições. Quarenta anos depois, a chamada 'Lei Orgânica', aprovada em Abril de 1969, sob a assinatura de Marcelo Caetano, veio alterar o enquadramento jurídico da instituição, conferindo-lhe a estrutura empresarial que está na origem da sua gradual aproximação às restantes instituições de crédito.


A CGD, que até então era um serviço público, sujeito às mesmas regras dos serviços da administração directa do Estado, passa a ser definida fundamentalmente como uma empresa pública para o exercício de funções de crédito, à qual está também confiada a administração de serviços públicos autónomos de previdência. A Caixa desenvolve a sua actividade numa óptica de banca universal, mas sem descurar todas as especializações de serviços financeiros, pelo que hoje os seus clientes dispõem de um Grupo internacional de serviço completo.


A sua estratégia continua a ter como referências principais a eficácia e a inovação, ao serviço das famílias, das empresas e das instituições, como parceiro de crescimento e de desenvolvimento sustentado. A CGD privilegia as ligações de longo prazo com os clientes, aceitando o desafio da renovação permanente desse relacionamento, correspondendo à dinâmica dos mercados e das necessidades dos clientes, através de uma oferta completa de produtos e serviços.
A Caixa Geral de Depósitos encara o futuro com optimismo e confiança e deseja partilhá-lo.

O grupo detém as duas principais seguradoras em Portugal enquadradas no que se designa a Caixa Seguros.

0 comentários:

Enviar um comentário